Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ENTREVISTA: Alessandra Poggi fala sobre a próxima novela das seis 'Garota do Momento'


Garota do Momento
é a segunda novela de Alessandra Poggi como titular na Globo, a autora já colaborou com diversos autores e desde 2022, quando emplacou o sucesso Além da Ilusão, ela escreve tramas de época. Como a próxima novela das seis que se passa nos anos 1950.

Nesta entrevista a autora fala dos personagens, da trama e o que a inspira para escrever a novela:

Que história ‘Garota do Momento’ vai contar? 
ALESSANDRA POGGI: A história se passa no final da década de 1950 e gira em torno de Beatriz (Duda Santos), uma jovem que, após acreditar ter sido abandonada pela mãe aos quatro anos, descobre que essa mãe, Clarice (Carol Castro), na verdade, está viva e casada. Ao reencontrar a mãe, Beatriz percebe que ela não a reconhece e que ainda por cima tem outra filha com o mesmo nome. A partir daí, os conflitos começam a surgir. E, na trajetória de se aproximar e tentar entender o que aconteceu com a mãe, Beatriz ainda se torna garota-propaganda de uma das maiores fábricas de sabonete do país da época, justamente a empresa de seu padrasto, Juliano Alencar. Estamos definindo a novela como uma fábula de esperança. 
 
O que te motivou para a construção dessa história? 
POGGI: Escolhi ambientar essa novela de época nos anos 1950, especificamente em 1958, por ser considerado por muitos como um dos anos mais felizes do Brasil, com a Bossa Nova e o Cinema Novo surgindo, nosso país ganhando a Copa do Mundo pela primeira vez e a construção de Brasília. Quis trazer essa época de nostalgia e otimismo para a trama, em que tudo parecia mais bonito e feliz. E acrescentar algumas reflexões: será que estava mesmo tudo bem para todos? 

Quais são os temas abordados em ‘Garota do Momento’? 
A novela trata sobretudo de busca por identidade, superação e empoderamento, especialmente através da personagem Beatriz. Temas importantes, como preconceitos de várias naturezas - racial, social e de gênero - são parte da trama, que faz um resgate dos costumes e da forma de pensar da sociedade brasileira naqueles anos. Além disso, a história explora a força da publicidade da época e o impacto da televisão, que estava emergindo, e dá destaque à comunidade negra nos anos 1950. 
 
O que mais te inspira no ano de 1958? 
O que mais me inspira é o otimismo que permeava a sociedade brasileira. Era uma época de grandes mudanças e de esperanças. Um período em que tudo parecia possível. Além disso, a cultura vibrante, a moda, os bailes de debutantes e o início do rock’n’roll, com artistas como Elvis e Little Richard, também são minhas fontes de inspiração.

Como tem sido o trabalho com sua equipe de colaboradores e como eles têm contribuído para trazer perspectivas e olhares múltiplos para a novela? 
Escrevo com um time de excelentes roteiristas. Existe uma troca entre nós, de experiência de vida, de experiência profissional. Busquei ter um time diverso, representativo, que pudesse refletir nos textos suas diferentes vivências.
 
Como está sendo o trabalho de pesquisa sobre as referências da época? Tem licença poética? 
O trabalho de pesquisa tem sido intenso e detalhado, com a ajuda de uma equipe dedicada. Para me auxiliar com o texto, conto com a competente pesquisadora Rosana Lobo, que também trabalhou comigo em ‘Além da Ilusão’. Embora eu tente me ater ao máximo aos eventos e costumes da época, há algumas licenças poéticas, especialmente em relação ao tempo dos acontecimentos. Sempre com parcimônia, mantendo a fidelidade ao espírito da época. A licença poética também se aplica à inclusão de uma mulher negra em um posto de celebridade, algo que não era comum naqueles tempos, por isso o nosso termo ‘fábula de esperança’. 

Como está sendo a parceria com a Natalia? 
A parceria com a Natalia está sendo maravilhosa. É a primeira vez que trabalhamos juntas, e ela conseguiu levar para a tela exatamente o que eu imaginei. A equipe dela e todos que estão envolvidos na produção são extremamente talentosos e dedicados. É uma colaboração muito produtiva e gratificante.

Postar um comentário

0 Comentários