As coincidências nas novelas da Globo passam de nomes iguais para situações, como Griselda em 'Fina Estampa' e Sebastião de 'Aquele Beijo' com o prêmio da loteria
![]() |
Lilia Cabral e Cássia Kiss Magro, como Griselda e Dulce respectivamente, uma das maiores polêmicas envolvendo autores do alto escalão da Globo, com direito à acusação de plágio. |
Nos últimos meses quem acompanha as colunas de televisão e fofoca dos jornais, revistas e sites brasileiros já leram pelo menos uma nota sobre Aguinaldo Silva acusando Walcyr Carrasco de plágio por causa da personagem Dulce Maria (Cássia Kissa Magro) uma mãe batalhadora e íntegra, que tem um filho que estuda medicina e este é um tremendo cafajeste em Morde & Assopra, coisas que Griselda (Lília Cabral) - sinopse há alguns anos - passa pela mesma situação, é mãe batalhadora e tem o filho na mesma condições.
Silva acusou Carrasco de plágio na maior naturalidade, as provocações eram assuntos em quase todas as colunas de TV a ponto de Carrasco cogitar pedir demissão da Globo, que não tomava uma atitude sobre o assunto, segundo coluna Outro Canal da Folha (27/09/2011). Agora as coincidências parte para outra novela, Aquele Beijo tem Sebastião (Raoni Carneiro) que pega dinheiro emprestado da namorada para comprar um bilhete da loteria e vai ganhar.
Para quem não sabe, a mesma Griselda que teve o drama familiar plagiado, ganhou na loteria recentemente, quer mais coincidências? Vamos lá então. Em Malhação Igor (Miguel Arraes) faz um perfil falso em uma rede social para ficar batendo papo com Debora (Juliana Lohmann), assim como René Junior (David Lucas) também tem um perfil falso na internet para ficar batendo papo e marcar encontro com mulheres pelo Rio de Janeiro.
VIDENTE E EVIDENTE
Bruno Garcia (Aquele Beijo), Nicete Bruno (A Vida da Gente) e Joana Lerner (Fina Estampa), vidência e evidências das tramas. |
Começando com Malhação, uma trama rocambolesca, existe um número que remete a uma série de coincidência ao casal principal, além do protagonista prever acontecimentos.
Iná (Nicete Bruno) prevê acontecimentos em A Vida da Gente, de Lícia Manzo. Sente quando algo está errado com as netas e previu ‘em sonhos’ diversos acontecimentos, como o momento exato do acidente de Ana (Fernanda Vasconcellos), a filha e Manu (Marjorie Estiano).Luana (Joana Lerner) previu a morte de Dona Zilá (Rosa Marya Collyn) em Fina Estampa, além de decifrar, como se um espírito tivesse baixado nela o conteúdo do caderno de receitas da neta de ex-escrava.
Em O Astro de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, na faixa das 23h, o protagonista é um vidente charlatão, protagonizado pelo ator Rodrigo Lombardi.
Em O Astro de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, na faixa das 23h, o protagonista é um vidente charlatão, protagonizado pelo ator Rodrigo Lombardi.
Na trama de Miguel Falabella, Aquele Beijo, o personagem Joselito, interpretado por Bruno Garcia, é o vidente da trama, na última semana antecipou alguns acontecimentos como a volta de Neusa (Zezé Barbosa) mãe de Grace Kelly (Leilah Moreno), além de protagonizar ao lado de Mãe Iara (Claudia Jimenez) - uma falsa médium - cenas engraças e dramáticas.
REPETIÇÕES
![]() |
Tereza Cristina fez uma homenagem à Nazaré Tedesco, o autor fez questão de colocar até fala para essa homenagem tentando fugir da 'acusação' de repetição. |
O assassinato que Tereza Cristina (Christiame Torloni) cometeu nesta semana, empurrando o Mafioso escadas abaixo. Com a desculpa de ser uma homenagem à Nazaré (Renata Sorrah) de Senhora do Destino (2004), a situação ficou no mínimo estranha, sendo que Sorrah tem um papel de destaque em Fina Estampa.
Em Aquele Beijo o par romântico Lucena (Grazi Massafera) e Vicente (Ricardo Pereira), repetem o que já deu certo em Negócio da China (2008), na outra novela de Falabella. Na má fadada trama das seis, João lutava para conquistar o amor de Lívia, na primeira parte da novela, a mesma situação agora, mas que será invertida futuramente. Ela disputará o amor dele com Claudia (Giovanna Antonelli). Em Fina Estampa Sophie Charlote (Amália) e Marcos Pigossi (Rafael) trabalharam juntos em Ti Ti Ti (2010), a repetição de casal jovem só não aconteceu por que Isís Valverde se recusou a fazer par romântico novamente com Caio Castro, aí Adriana Birolli ficou com o papel de Patrícia.
Glória Pires, Alessandra Negrine e Christiane Torlone, gêmeas boas e más e a troca de identidade em todas as novelas nas novelas Mulheres de Areia, Paraíso Tropical e Cara & Coroa |
Repetições de situações, personagens e até trilha sonora em novelas, não é de hoje. O caso clássico: gêmeos em cena, Ruth e Raquel (Glória Pires) inimigas e de índole opostas, em Mulheres de Areia (Ivani Ribeiro, 1993) em reprise no Vale A Pena Ver Novo, é o primeiro exemplo. Em Cara & Coroa (Antonio Calmon, 1996) Vivi e Fernanda (Christiane Torloni) faziam 'o mesmo' perfil de personagem, uma má e outra ruim. Assim como Paula e Thaís (Alessandra Negrine) em Paraíso Tropical (Gilberto Braga, 2008), mas o pior de tudo é uma assumir a identidade da outra, foi usada nas trama das três novelas.
MÚSICAS
Na trilha sonora, o caso recente de Easy estar nas tramas de Mulheres de Areia e O Astro, é curioso. Neste caso não chega a ser uma falta de criatividade, mas uma coincidência tremenda.
Nas novelas Um Anjo Caiu do Céu (2001) e entrada e saída dos comerciais um trecho de Erva Venenosa de Rita Lee era o tema, anos depois, na novela Cobras e Lagartos (2006) era o mesmo trecho e não se deram o trabalho nem de trocar o intérprete.
0 Comentários